segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sua empresa já tem Formspring.me?

Conheça a rede social do feedback e veja como ela pode ser aproveitada em suas estratégias de negócios

A febre das redes sociais envolve os mais diversos setores das sociedades no ambiente virtual, estabelecendo novas relações que têm conseqüências práticas no mundo real. Popular, o Orkut logo despertou a atenção das empresas, como espaço em potencial para a expansão das formas de fazer negócios. Mas foi mesmo com o Twitter que o business embarcou de vez nessa nova onda. Agora, o Formspring.me desponta como mais uma importante ferramenta na web, trazendo como trunfo mais uma inovação: a capacidade de funcionar tal qual um canal direto entre o cliente e a empresa, como se fosse um Serviço de Atendimento ao Consumidor bem descolado.

Aparentemente, o Formspring.me é apenas uma rede onde cadastrados e anônimos podem fazer perguntas aos usuários que têm um perfil lá. As questões, se respondidas, são publicadas na página do usuário e ficam visíveis para qualquer pessoa, mesmo as que não têm um login no site. Sim, mas o que isso tem a ver com negócios?

Para quem topa arriscar uma inovação de práticas através da web, a rede de perguntas e respostas pode ser utilizada como um portal de transparência, onde são oferecidos, de forma menos formal e mais próxima, serviços de atendimento ao cliente, sem mensagens gravadas e todo aquele protocolo que todo mundo já conhece. Tudo isso visível para quem quiser ver, o que torna o perfil um meio transparente da empresa se relacionar com seu público.

O relacionamento direto e cada vez mais próximo dá à empresa os instrumentos para sentir de perto quem é seu público, identificar falhas nas estratégias e, consequentemente, promover melhorias baseadas nas necessidades expressas por quem mais se interessa nelas: o cliente.

Fonte: www.administradores.com.br

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